budismo

budismo

próximas atividades

práticas semanais
Sagara, Ethel, Teresa ou Fabiana

todas as semanas

vários horários

enquadramento

Em fases particularmente desafiantes, como atualmente, é fulcral desenvolver parâmetros de orientação que nos ajudem a ganhar clareza e a fazer escolhas congruentes. Todas as formas de vida orientam-se no sentido de evitar sofrer e nós não somos excepção. Isto informa tudo o que fazemos, pensamos, dizemos e sentimos, desde sempre. Os tempos mudam mas aquilo que é fundamental para o nosso bem-estar e felicidade não mudou: segurança, amor, liberdade, justiça, saúde, conhecimento…

No Centro Upaya, tanto abraçamos a contemporaneidade do conhecimento científico como a sabedoria milenar das tradições contemplativas. Ao voltarmos-nos também para o saber doutros tempos, aclaram-se perspectivas sobre a natureza humana dificilmente reconhecidas a partir dos condicionamentos da nossa modernidade. Nesse sentido, a tradição budista ganha um papel preponderante enquanto matriz orientadora para tudo o que aqui fazemos. Dentro da vastidão desta tradição, privilegiamos aquilo a que podemos chamar “Budismo Antigo”. No entanto, nutrimos uma grande abertura por todos os desdobramentos das diversas tradições.

Embora não haja um programa estruturado sobre “Budismo”, há uma partilha que vai acontecendo organicamente nas práticas semanais e, pontualmente, em cursos e retiros.

professores convidados